top of page

Divertida Mente <3

  • Heloísa Torres
  • 22 de ago. de 2015
  • 3 min de leitura

Olá pessoal! Essa é uma postagem que eu começo a escrever muito feliz, especialmente, porque será a primeira vez que poderei escrever sobre um filme realmente novo \o/ Então sem mais enrolação, vamos lá!

Divertida Mente (Inside Out, 2015) é um filme da Pixar, dirigido por Peter Docter (Up, 2009). O filme acompanha Riley, uma menina de 11 anos, em um episódio conturbado na sua jornada de crescimento. Acontece que a garota acaba de ter que mudar de cidade, logo teve que se despedir da sua casa, seus amigos, e dos lugares que passou momentos tão especiais, repentinamente. Assim, Riley passa a ter diversos conflitos internos com toda essa situação. Porém, o foco do filme é mostrar o papel dos sentimentos primordiais de Riley (Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho) nisso tudo. Essas emoções ficam trabalhando em uma sala de controle, em que comandam as ações da menina. É como se a ideia de Divertida Mente fosse contar a história explicando-a "pelos bastidores". Os personagens principais são os sentimentos e é por causa deles que ocorre o desenrolar de tudo. (É um pouco louco de explicar, mas eu espero ter sido clara.)

Na verdade, a aventura começa mesmo quando *certos acontecimentos* levam a emoção-líder da Riley, a Alegria, e a (adorável e cativente) Tristeza para fora da sala de comando. Daí o filme passa a ter três núcleos: a Riley e sua vida exterior, o Medo, a Raiva e a Nojinho na sala de comando, e a Alegria e a Tristeza tetando achar uma maneira de voltar para a sala de comando e fazer com que tudo volte ao normal.

Para começar, achei Divertidamente foi um filme beeem criativo. Sabe, ele pode ser previsível, e não ter grandes revelações, porém o conteúdo e o desenvolvimento são incríveis. No meio do filme você encontra vários pequenas surpresinhas pelo caminho. Afinal, quando o assunto é mente humana, há muitas complexidades (coisas que psicólogos e outros profissionais entendem melhor haha!) e o filme ilustra diversos "mistérios" de nossa mente de uma maneira tão legal que causa uma alegria e interesse em quem assiste. Aliás, Divertida Mente é cheio de metáforas. É preciso ser esperto para entender. Inclusive, eu não consegui abstrair tudo do filme vendo apenas uma vez (acho que isso deve ser inclusive impossível), será preciso assistir de mais de uma vez para aprofundar a compreensão do filme. Mas é maravilhoso acompanhar uma história que te leva a refletir sobre tudo aquilo que assistiu.

Outra coisa que me chamou atenção em Divertida Mente foi o fato de ser um filme muito intenso. Sabe, o filme te leva do riso às lágrimas. Há momentos que coisas acontecem e você se sente meio perdido, e em outras horas tudo é tão tenso que seu coração bate forte... É uma experiência bem bacana se você se deixar levar.

Além disso, em Divertida Mente você conhece "as pequenas vozes da sua mente" e depois fica vislumbrando como deve ser o trabalho na sua sala de comando (inclusive, os créditos revelam o que acontece por dentro da mente de alguns esteriótipos, é muuuito engraçado!). Dentre os personagens, a minha favorita foi a Tristeza. Várias vezes no cinema era possível rir (ao mesmo tempo se indentificando) com os trejeitos dela.

Aliado a tudo isso, está um fator de nostalgia/identificação. Afinal, se você está na faixa dos 11 anos vai se identificar com o primeiro dia de aula, ou a mudança de casa... Se você for mais velho, vai refletir sobre os sabores e dissabores do crescimento.

Como não poderia faltar, vamos falar de trilha sonora! De primeira, no cinema, nenhuma melodia foi muito marcante. Mas, quando cheguei em casa resolvi procurar pela trilha e escutei o tema "Bundle of Joy" que tão lindo e delicado! A trilha original do filme foi composta por Michael Giacchino (de Up e Ratatouille). Não achei tão marcante como acontece com as outras trilhas da Pixar, mas "Bundle of Joy" ganhou meu coração <3. Agora, se você assistiu ao trailer, percebeu que toca More Than a Feeling (Do grupo Boston)... Eu queria taaanto que tocasse pelo menos nos créditos! Mas não rolou :( (haha!)

Enfim! Acho que sobre Divertida Mente é isso! Foi um filme emocionante e muito marcante pra mim. Com uma temática e mensagem realmente inovadoras que vão cativar à todos os públicos! Você deve assistir a esse filme. E se já assistiu, assista de novo. Talvez você passe a compreender um pouco mais sobre ele! Um abraço à todos, a até a próxima ;)


P.S.: Segue abaixo "Bundle of Joy" para sua apreciação!

P.S. 2: Já tem uma página oficial no Facebook no blog. Curta lá!













 
 
 

Comments


© 2015 por Filme, Chuva e Pipoca. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page