Resenha - A Noviça Rebelde
- Heloísa Torres
- 25 de abr. de 2015
- 3 min de leitura

"Uma moça que não se encaixa em seu contexto, é convidada para cuidar de um bando de crianças mal criadas, filhos de uma pai viúvo que não aceita mais a alegria e diversão desde que sua esposa se foi. Porém, com lindas canções e amor, esta moça vai mudar a vida desta família!" - Parece um conto de fadas bem clichê, não é mesmo? Contudo, nessas poucas linhas está o mote do filme que iremos falar hoje: A Noviça Rebelde! Que apesar de parecer apenas um conto, é na verdade uma história real.
A Noviça Rebelde (The Sound of Music, 1965) é um musical dirigido por Robert Wise (West Side Story, 1961), com música de Richard Rodgers e letras de Oscar Hammerstein II. Além, é claro de ser estrelado por Julie Andrews (que está maravilhosa!) e também por Christopher Plummer, Rochard Hydn, Eleanor Parker e Peggy Wood.

Para ser franca, o filme vai muito além daquele mote. Ele conta a história de Maria, uma noviça que parece não estar bem encaixada no convento. A moça frequentemente foge em busca de liberdade e burla algumas regras do lugar. Pensando nessa situação, a Reverenda Madre (Peggy Wood) decide enviar Maria para ser a governanta do capitão Von Trapp (Christopher Plummer) e seus sete filhos: Liesl, Friedrich, Louisa, Kurt, Brigitta, Martha e Gretl. Assim, a noviça poderia experiemtar sua tão sonhada liberdade e decidir se realmente queria seguir a vida religiosa. É claro, se adptar à pompa e às ordens em que vivem os Von Trapp não será fácil para Maria, mas, como é uma moça irriquieta e amorosa... Aos poucos as coisas vão dando certo. Vou parar por aqui... Para não estragar a experiência de quem ainda não assistiu ao filme.

É muito difícil não se identificar com a história de Maria. Todos nós em algum momento da nossa vida também queremos liberdade para conhecer novas terras, embarcar em grandes aventuras. Mas, será que é fácil simplesmente largar de uma vida até então confortável, para conquistar a tão sonhada liberdade? Maria se questiona em uma das primeiras canções do filme: "Pode ser tão emocionante estar solta no mundo, estar livre/meu coração deveria estar exultante/ o que há de errado comigo?". É realmente assutador estar encarando uma aventura de verdade, pois o futuro é incerto. Mas, Maria nos mostra que a auto confiança é o segredo para encarar as adversidades e ser feliz!

E assim, acompanhamos a jornada desta cativante moça que no seu caminho enfrenta diversos obstáculos. Logo que chega na casa dos Von Trapp, se depara com uma disciplina rígida e irracional se comparada com os padrões aos quais estava acostumada. Além das crianças que aprontam algumas travessuras. Porém, o maior obstáculo de Maria foi o amor. Para ela foi difícil assumir esse novo sentimento, e lá vem mais uma aventura...
Com medo, a moça decide voltar a se esconder no convento. Mas, vem a Reverenda Madre, que mais parece um anjo da guarda sempre guiando pelo bom caminho, e diz a Maria (e quem sabe, também a todos nós) para viver a vida que nasceu para viver. E na canção Climb Every Mountain, fala sobre a necessidade de vivermos sem nos esconder e enfrentar os problemas com amor.

Sim, a história da "noviça rebelde" é uma das mais lindas que já ouvi. E nesse filme ela é muito bem contada. Muito se deve às canções (já que é um musical). São músicas memoráveis, com letras muito bem escritas, e, do jeito que deve ser, ajudam a contar a história. As canções vão desde os tons mais melancólicos como em Edelwiss e Something Good. Até as mais divertidas como Sixteen going to Seventeen, Favourite Things e a clássica Dó Ré Mi! E inclusive, na cerimônia do Oscar desse ano a cantora pop Lady Gaga fez um tributo aos 50 anos do filme interpretando músicas como "The Hills are alive", "Favourite Things" e "Climb Every Mountain".
Esse é A Noviça Rebelde, um musical belíssimo, indicado como o quarto melhor musical de todos os tempos pelo American Film Institute (AFI), que nos traz uma linda história sobre viver encarando as adversidades com amor! Espero que tenham gostado, e para dar um gostinho de quero mais em quem vai assistir pela primeira vez, ou quem vai sair daqui correndo para re-assistir ao filme (hehe) aqui vai uma das minhas músicas *favoritas* do filme.
Espero que tenham gostado do post de hoje! Até a próxima!
Comentários